Thiago Bordini, diretor de inteligência cibernética do Grupo New Space
Os ataques
cibernéticos e fraudes ao E-commerce são uma batalha constante para as empresas
que mantém seus negócios online. Os dados são alarmantes. O número total de
ataques cibernéticos praticamente dobrou no Brasil em 2018, numa escala que não
para de crescer. A projeção é de que um em cada três brasileiros podem ter sido
vítimas de cibercriminosos no ano passado. Apesar de um ambiente com zero
investidas criminosas ser impossível de alcançar, justamente porque não existem
mecanismos capazes de bloquear 100% das fraudes, é possível analisar, prevenir
e utilizar ferramentas de inteligência cibernética para diminuir os riscos,
atenuar o número de ataques e proteger o patrimônio, a marca e os clientes das
empresas no mercado.
É preciso
apostar em novos modelos de tecnologia integrada para prevenção. Soluções que
promovam o monitoramento de todos os ambientes de ponta a ponta e que atuem de
forma proativa no rastreamento de toda ou qualquer possibilidade de fraude. A
contrainteligência entra como a melhor estratégia de investigação. Comparada à
investigação tradicional, a iniciativa pode ser usada no processo de entender
onde e como ocorrem as falhas, além de traçar um perfil e mostrar o
comportamento dos atacantes, desde métodos mais utilizados, períodos de atuação,
alvos preferidos etc. A contrainteligência pode ser definida, então, como o
conjunto de tomada de decisões especializadas para obtenção de dados para
análise com intuito de produzir conhecimento e tornar mais ágil as ações de
contra-ataque no ramo dos negócios.
Em um
recente procedimento de investigação realizado por uma empresa especializada em
inteligência cibernética, ficou constatado que as fraudes perpetradas eram
descobertas após cerca de 60 a 90 dias do ocorrido. Com um processo de contrainteligência,
a detecção foi reduzida para apenas 10 minutos após a inserção dos dados para a
operação em questão. O velho ditado popular "Mais vale prevenir do que
remediar" nunca fez tanto sentido, não é mesmo?
O grande
diferencial é a combinação entre a análise de dados, análise dos negócios dos
clientes junto ao monitoramento direto de ambientes onde ocorrem troca de
informações, venda de dados e outras ações ilegais na internet. Dessa forma,
cruzam-se tecnologia com especificidades do mercado específico do cliente, com
as ações de fraudes – que estão cada vez mais refinadas e requerem olhar
apurado para entender seus processos de atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário